Artrose é o mesmo que artrite?

Não, artrite e artrose são doenças diferentes.

Artrite é uma doença inflamatória que pode afetar as articulações, causando dor, inchaço e limitação de movimento. exemplos de doenças que cursam com: artrite reumatoide, espondilite anquilosante e lupus;

Já a artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações, causando dor e perda da função, é mais comum em pessoas mais velhas e pode ser desencadeada por fatores como sobrepeso, lesões e uso excessivo das articulações.

como Já escrevi sobre Artrite Reumatoide, nesse texto vou comentar mais sobre a Artrose.

A Osteoartrite, Osteoartrose ou mais comumente, a Artrose, são nomes diferentes para a mesma doença. É resultado da perda progressiva da cartilagem articular, que pode ser causada pelo envelhecimento natural, ou por outras doenças associadas.

É a doença reumatológica mais frequente nas população, e como está relacionada ao envelhecimento, ela se destaca mais idosos, principalmente após os 60 anos. Perto dos 75 anos, 85% das pessoas tem alteração nos exames de imagem ou apresenta os quadros de dores articulares associados à doença!

Ela pode se desenvolver naturalmente e nesse caso há um componente hereditário importante. Ou seja, quem tem pai, mãe ou irmãos com artrose tem mais risco, mais chance, de terem as manifestações da doença.

A artrose também pode ser secundária, isto é, uma outra causa que não seja o processo natural de envelhecimento. Atletas que sofreram traumas articulares repetitivos (pequenos ou grandes) têm mais chance, assim como quem tem uma doença reumatológica inflamatória, como a Artrite Reumatoide.

Diagnóstico

Para o diagnóstico adequado é importante que o paciente seja examinado, uma boa história seja coletada, e podem ser que exames de imagem (tomografia, radiografia) e laboratoriais (sangue) sejam necessários.

Tratamento

O tratamento varia caso a caso, mas alguns aspecto são pilares:

  • exercício físico estão indicados para a grande maioria dos pacientes.

  • excesso de peso está relacionado a um quadro mais sintomático, e a sua redução esta associada a melhora da dor

  • uso de analgésicos para controle dos sintomas dolorosos

O exercício físico regular, melhora o desempenho das articulações, melhora a força muscular e reduz a dor e traz maior qualidade de vida. Exercícios com resistência, com peso são os mais adequados, pois são os que geram maior resposta muscular, e têm mais impacto na resolução da dor articular.

Apesar da indicação da perda de peso, não existe uma dieta específica para o tratamento e controle da osteoartrite. O foco da reeducação alimentar em relação à artrose é exclusivamente o controle do peso, pois o tecido gorduroso produz substâncias inflamatórias que pioram as dores da osteoartrose.