Política em mídias sociais

O seguinte texto foi extraído do blog do Médico "Robert S. Miller". Trata-se de uma tradução livre, porém quase literal do texto, pois partilho de opinião semelhante. As alterações feitas foram adequações à minha realidade.

redes sociais

"Política informal de mídias sociais

Eu uso as mídias sociais - principalmente Twitter e este blog - para compartilhar conteúdo (artigos de periódicos, notícias, blogs, tweets, fotos, vídeos, etc) que eu acho interessante e digno de divulgação.

Para o Twitter, muitas vezes eu tomo a decisão quanto à sua dignidade, no momento eu o estou lendo, por isso é feito geralmente de maneira não filtrada e espontânea.

No entanto: 

  • Compartilhá-lo não significa que eu apoio estou de acordo, ou necessariamente acredita que a mensagem representa um ponto de vista equilibrado ou cuidadosamente pesquisado.

  • RT no Twitter não significa que eu endosse o tweet ou o link contido no tweet. Significa apenas que eu acho que é algo que meus seguidores devem ver.

  • "Favoritar" um tweet não significa que eu o aprove, geralmente significa apenas que eu pretendo lê-lo mais tarde. Às vezes eu dou RT ou marco um tweet como favorito apenas para fins de anotação.

  • Se eu compartilhá-lo, eu costumo já ter lido o suficiente do artigo linkado para entender os principais pontos e conceitos gerais do(s) autor(es). No entanto, há exceções - eu posso dar um RT em algo que parece particularmente interessante ou provocativo sem lê-lo em detalhes, mas geralmente só se eu estou familiarizado com a fonte.

  • Uma vez que tweets são apenas 140 caracteres, muitas vezes é difícil transmitir nuances ou detalhes, e fora do contexto são, por definição propensos a erros de interpretação.

Meu público é tanto o público profissional (médicos ou outros cuidados de saúde / especialistas de TI) e um público leigo (pacientes). Sempre que eu postar um tweet ou escrever um post de blog, eu não quero intencionalmente criar o conteúdo exclusivamente para um público ou outro. Eu reconheço que há muita sobreposição de interesses, e eu acredito que é isso é uma coisa boa.

Às vezes eu vou criar links para artigos que requerem uma assinatura pessoal ou institucional para ver o texto completo, ou como alguns chamam, artigos que estão atrás de um "Paywall". Eu lamento que todos os meus leitores, então, não tenham acesso total ao que estou compartilhando, mas essa é a realidade das publicações hoje. Eu não vou discorrer sobre o assunto aqui, mas vou dizer que eu reconheço que o modelo de negócios atual significa que muitos jornais não podem se manter  financeiramente sem a publicidade dirigida a assinantes pagos. Desculpem.

Eu não vou compartilhar qualquer informação de um paciente específico. A privacidade do paciente é um dever sagrado para os médicos, e proteger isso é a minha maior prioridade.

Além disso, embora eu possa compartilhar algumas perspectivas e experiências em torno de pacientes que encontrei, eu vou fazê-lo de uma forma geral, e os pacientes individuais não devem ser capaz de identificar-se. Sei que ainda é possível revelar informações suficientes em um cenário ou história para violar a privacidade sem incluir uma identificação do paciente específico, por isso não vou fazê-lo. 

Se eu compartilhar uma história, vai ser um conglomerado de vários doentes, ou  será fictícia de modo que um indivíduo não será capaz de identificar a si próprio. A exceção seria se eu escolhi para compartilhar uma história específica de um pacientes com a permissão explícita deste.

Tweets ou posts não representam aconselhamento médico. Qualquer interação que eu possa ter com pessoas sobre este blog ou Twitter são de natureza geral sobre o estado de saúde, mas não sobre sua condição de saúde. Essas interações não constituem uma relação médico-paciente. Você deve sempre consultar o seu médico pessoal para perguntas sobre a sua saúde.

Meus posts e tweets são apenas minha opinião e não a de qualquer outra pessoa ou organização. 

Enquanto alguns têm defendido que os médicos e outros profissionais deve ter contas completamente separadas, mídia social, para seus usos pessoal e profissionais, eu não concordo totalmente com isso. Eu tenho um blog (este) e uma conta no Twitter principal (@emerich). Eu uso o Facebook e só aceito pedidos de amizade no Facebook de amigos pessoais.

Sinto-me honrado de que meus pacientes leiam meu blog ou sigam-me no Twitter, mas eu não pratico a medicina usando as mídias sociais. Se você é um paciente e você precisa entrar em contato comigo sobre um problema de saúde específico, por favor, não faça isso nesses canais já que não poderá garantir a sua privacidade ou assegurar-lhe uma resposta rápida o suficiente. (Na época de sua visita, vamos discutir a melhor maneira de se chegar a mim ou ao meu consultório - uma chamada de telefone é sempre o mais seguro e mais direto).

Eu gosto de ser visível em mídias sociais e interagir com os seguidores do Twitter e leitores deste blog, mas isso não significa que eu estou disponível 24/7. Eu tenho um trabalho exigente e como todos os outros eu preciso descansar às vezes, não pensar em trabalho, não ler e-mail etc. Algumas dessas vezes eu ainda posso estar em nas mídias social, de modo que você pode me ver lá, mesmo que eu não esteja na clínica, respondendo e-mail, etc. 

E finalmente ...

Lembre-se que a força da mídia social é seu imediatismo e acessibilidade, o conteúdo compartilhado é muitas vezes espontâneo e sem polimento. As idéias podem ser desenvolvidas pela participação e pela interação (RT, comentários do blog, etc), e isso significa que o tom e conclusões podem evoluir.

O pediatra e especialista em mídia social, o Dr. Bryan Vartabedian chama isso de "opinião pública", e eu concordo com a premissa de que os médicos estão começando a ter a obrigação de lidar e a difundir idéias neste espaço muito transparente e público. Mas as mídias sociais são um canal de comunicação muito diferente para mim, como médico, dos tradicionais - interagindo um a um com um paciente na sala de exame, a publicação na literatura científica, ou falando em uma conferência. Então, enquanto eu vou sempre procurar fazer o conteúdo que eu compartilhar publicamente em mídias sociais precisas, oportuno e relevantes, os leitores deste blog e meu fluxo de Twitter deve apreciar as diferenças entre os canais tradicionais e social."

Sem mais para acrescentar!