Exercício físico e doenças reumáticas

“Meu médico falou que eu não posso fazer atividade física”.

“Eu faço exercício no meu trabalho o dia todo”!

“Quando eu começar vai piorar”!

“Mas qual é o melhor exercício físico para mim?

Essas e outras frases são bastante frequentes no dia a dia de muitos consultórios médicos e talvez um pouco mais frequentes no consultório do Reumatologista.

Embora tenham prevalência importante na população, as doenças reumáticas ainda intimidam muitos pacientes e muitos médicos também. Em outros casos, pode haver falha na comunicação por parte do médico, ou ainda falta de atualização sobre os protocolos mais recentes para tratamento das doenças reumatológicas .

atividade física, subindo escada com tênis

Mas então, o paciente com reumatismo pode fazer exercício físicos?

SPOILER: em pouquíssimos casos há contraindicação total à prática de atividade física regular

A atividade física deve sim fazer parte do tratamento, pois os benefícios à saúde são bem comprovados.

Músculos saudáveis + tendões saudáveis = articulações mais sadias.

Além disso, quem está com a estrutura músculo-esquelética em dia, cai menos, tem menos entorses, menos dor e menos fraturas. Tem mais equilíbrio, mais independência nas atividades básicas da vida diária e mais qualidade global de vida.

Trabalhos científicos relacionam atividade física a dose mais baixas de remédios também. Ou seja, pode deixar seu tratamento mais efetivo e mais barato.

E como não podemos separar a saúde do corpo da nossa saúde mental, as pessoas sedentárias tem mais depressão, ansiedade, fadiga, enxaqueca e insônia. O contrário ocorre em que está fisicamente ativo.

No cenário ideal devemos fazer exercícios diariamente, preferencialmente intercalando atividades aeróbicas (caminhada, corrida) com exercícios de força/resistência (como a musculação). Mas cada paciente tem uma necessidade individual e deve ser discutida com o médico assistente.

Outro dado relevante é que os paciente que fazem atividade física acompanhado de um profissional qualificado e individualizado (educador físico, "personal trainer", fisioterapeuta) apresentam melhores resultados.

Quando não fazer atividade física?

Se sua saúde no geral está em dia, e você se sente bem, o recomendado é fazer as atividades físicas mais leves, como a caminhada, até que se tenha uma avaliação médica adequada.

Lembre-se que embora seja comum ter um certo grau de desconforto muscular pós exercício, dor durante atividade geralmente significa que há algo errado. Interrompa o movimento e procure orientação.

Já os pacientes que não estão bem, apresentam quadro de dor intensa ou doença grave reumatológica em atividade, o exercício físico está proscrito (proibido) até que se tenha um diagnóstico adequado e avaliação de risco. Essa consulta pode exigir exames complementares, avaliação da função cardíaca e pulmonar a depender do caso.

Já me exercito bastante no meu dia a dia

E precisamos deixar claro: "atividade física é o trabalho/esforço físico que você faz com objetivo de obter saúde". Em poucos casos o seu trabalho regular tem o efeito esperado. Explico aos meus pacientes que o exercício físico prepara você para o seu dia a dia no trabalho.

Da última vez que comecei, piorou

Sim, no começo é possível e provável que aumente o seu desconforto a depender do seu diagnóstico. Mas é impressionante como os nossos corpos podem se adaptar, e com a regularidade e com o passar dos dias, o exercício vai ficando mais fácil e os resultados começam a aparecer. Novos hábitos demoram a se formar, não é mesmo? Geralmente após o 3º mês, o novo hábito tem maior chance de sedimentar.


E qual o melhor exercício?

O melhor exercício físico é aquele que você consegue fazer e mantenha regularidade. De nada adianta só fazer musculação uma vez por semana. Faz muito mais sentido, manter hidroginástica 3 vezes na semana nesse caso.

Sentir-se bem durante a atividade e alegre por ter concluído ajuda muito na aderência.

E em casos determinados, o seu médico pode orientar se há algum que seja mais indicado que o outro!

Rafael Emerich - Doctoralia.com.br